terça-feira, 23 de agosto de 2011

OS sonhos de José e ele é vendido pelos seus irmãos

E Jacó habitou na terra de seu pai, na terra de Canaã.
Sendo José de dezessete anos, apascentava as ovelhas com seus irmãos; sendo ainda jovem, andava com os filhos de Bila, e com os filhos de Zilpa, mulheres de seu pai; e José trazia más notícias deles a seu pai.
E Israel amava a José mais do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica de várias cores.
Vendo, pois, seus irmãos que seu pai o amava mais do que a todos eles, odiaram-no. Teve José um sonho, que contou a seus irmãos; por isso o odiaram ainda mais.
E disse-lhes: Ouvi este sonho, que tive.
Eis que estávamos atando molhos no meio do campo, e eis que o meu molho se levantava, e também ficava em pé, e eis que os vossos molhos o rodeavam, e se inclinavam ao meu molho.
Então seus irmãos disseram: - Você está dizendo quereinarás sobre nós? Por isso eles o odiavam,porque ele tinha sonhos e os interpretavam.
E teve José outro sonho, e o contou a seus irmãos, e disse: Eis que tive a outro sonho; eis que o sol, e a lua, e onze estrelas se inclinavam a mim.
E contando-o a seu pai e a seus irmãos, repreendeu-o seu pai, e disse-lhe: Que sonho é este que tiveste? Porventura viremos, eu e tua mãe, e teus irmãos, a inclinar-nos perante ti em terra?
Seus irmãos, pois, o invejavam; seu pai porém guardava esta palavra no seu coração.
E seus irmãos foram apascentar o rebanho de seu pai, junto de Siquém.
Disse, pois, Israel a José: Não apascentam os teus irmãos junto de Siquém? Va até a eles e vê como eles estão, e como estão o rebanho e vem me dizer .
Assim foi José do vale de Hebrom,a Siquém.
E achou-o um homem,e perguntou-lhe o homem, dizendo: Que procuras?
E ele disse: Procuro meus irmãos; dize-me, peço-te, onde eles apascentam.
E disse aquele homem: Foram-se daqui; porque ouvi-os dizer: Vamos a Dotã. José, pois, seguiu atrás de seus irmãos, e achou-os em Dotã.
E viram-no de longe e, antes que chegasse eles cochichavam planejando em mata-lo, e jogaremos ele em uma cova e diremos ao nosso pai que uma fera o comeu
E ouvindo isso Rúben,tirou das suas mãos, e disse: Não lhe tiremos a vida. Não derrameis sangue; lançai-o nesta cova, que está no deserto, isto disse para livrá-lo das mãos deles e para torná-lo a seu pai.
E aconteceu que, chegando José a seus irmãos,tiraram a sua túnica, a túnica de várias cores,
E tomaram-no, e jogaram na cova; porém a cova estava vazia, não havia água nela.
Depois assentaram-se a comer pão; e olharam, e eis que uma companhia de ismaelitas vinha de Gileade; e seus camelos traziam especiarias e bálsamo e mirra, e iam levá-los ao Egito.
Então Judá disse aos seus irmãos: Que proveito teremos em matarmos a nosso irmão e escondrmos o seu sangue?
Vamos vende-lo a estes ismaelitas, e não seja nossa mão sobre ele; porque ele é nosso irmão, nossa carne. E seus irmãos obedeceram.
Passando, pois, os mercadores midianitas, tiraram e alçaram a José da cova, e venderam José por vinte moedas de prata e José foi levado ao Egito .
Voltando, pois, Rúben à cova, eis que José não estava na cova; então rasgou as suas vestes,voltou a seus irmãos e disse: O menino não está amis na cova; e eu aonde irei?
Então tomaram a túnica de José, e mataram um cabrito, e tingiram a túnica no sangue.
E levaram a túnica de José, a seu pai, e disseram: Temos achado esta túnica; esta será ou não a túnica de José.
E Jacó vendo que era de José,os disse: É a túnica de meu filho; uma fera o comeu; certamente José foi despedaçado.
Então Jacó rasgou as suas vestes, pôs saco sobre os seus lombos e chorou pala morte de seu filho muitos dias.
E levantaram-se todos os seus filhos e todas as suas filhas, para o consolarem; recusou porém ser consolado, e disse: Porquanto com choro hei de descer ao meu filho até à sepultura. Assim o chorou seu pai.E José foi vendido no Egito a Potifar oficial de Faraó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário