terça-feira, 23 de agosto de 2011

Isaque despede Jacó
E tendo Esaú ficado furioso pois Jacó havia tomada a bênção em seu lugar, porém ele havia trocado esta bênção de primogênitura por um prato de lentilhas, viu que é bom você guardar o que Jesus te deu e não deixar que ninguém tome de você, ex( se Deus te deu o dom de louvar o seu Nome porque você irá cantar outra canção bendizendo o mundo de pecado?, Se Deus te deu os seu pés para caminhar no caminho certo para que iremos entrar em outro caminho?, Se Deus te deu suas mãozinhas que é para aplaudir a Ele para que aplaudir um cantor ou uma cantora famosa e que nem louva a Deus?) tudo o que Deus nos deu é para que possamos bendizer o seu nome que é Senhor Jesus Cristo aEle toda honra e Glória.
Porisso é que Esaú perdeu sua bênção, mas ele ficopu muito furioso com Jacó a ponto de Isaque o mandar embora para que nada de mal acontecesse com ele.
Jacó já estava pronto e de partida e Isaque lhe falou: _ Jacó não quero que tomes para sí mulher de Canaã, vai até a Mesopotânia e fique na cas ado sua avô Betuel, e case com uma das filhas de Labão irmão de sua mãe.
Porém Esaú ficou sabendo que Isaque pediu para que Jacó não se casasse com mulher de Canaã, e foi ele e casou se com uma mulher da cidade de Canaã chamada, Maalate, filha de Ismael irmã de Nebaiote. E Jacó saiu de Berseba e vai em destino a Padã –Harã. Já era tarde ele chega a um lugar e passou a noite ali, e na madugada ele teve um sonho com uma enorme escada que chegava até o cáu e eis que os anjos subiam e desciam por aquela escada. E bradou uma voz do céu e diziz Eu Sou Deus o Eterno Deus, do seu avô Abraão do seu pai Isaque e serei contigo e lhe darei a ti e a toda sua descendencia esta terra em que estás, eu estarei contigo e não te abandonarei.
E Jacó tendo acordado daquele sonho ele disse Na verdade o Senhor estava neste lugar e eu não sabia, este lugar será chamado casa de Deus, e pegou uma pedra a qual ele colocára para servir de travesseiro, e pôs ali e disse: _ Este lugar será chamado a casa de Deus.
E partiu dali e foi para casa do seu avô e eis que no meio do caminho ele se encontra com alguns homens que estão em um poço, e ele lhes perguntam sobre Labão seu tio e os homens o responde:_ Eis que ali vem uma de suas filhas, chamada Raquel a qual é pastora de ovelhas, e logo Jacó tirou a pedra que estava na boca do poço para que Raquel pudesse dar água para os animais de seu pai, dpois ele a beijou e chorou emocionadamente, e disse:_ E u sou parente de seu pai filho da sua irmã Rebeca eisque eles me enviaram até aqui, e Raquel correndo foi e contou a seu pai e eis que vem Labão a seu encontro e o abraça e beija e pede para que entre em sua casa. E eis que Jacó contou tudo o que havia acontecido. E Labão recebeu Jacó em sua casa dizendo:_ Eis que és carne da minha carne e sangue do meu sangue, Kacó ficou na casa de Labão por um mês, trabalhando. E labão dise a Jacó eis que não é certo trabalhar para mim só de graça só por que é meu parente me diga quanto queres ganhar? E com Jacó havia se apaixonadao por Raquel ele disse trabalharei sete anos por Raquel, e Labão disse está certo antes de dar ela a outro homem eu darei ati pois é meu sobrinho. E trabsalhou então Jacó sete anos e chegou o dia dele se casar com Raquel, e casando-se, vocês sabem antes não era deste jeito o noivo só veria a noiva no seu quartyo na hora de se deitar, e foi assim que tendo Jacó deitado se com a moça pensando ele que era Raquel mas não era sua irmã Léia, e foi se de manhã Jacó conversar com seu sogro e disse: _ O que me fizeste? Não trabalhei eu sete anos para você para me casar com Raquel, a mulher que eu amo? E respondeu Labão no nosso costume não se casa a mais nova sem se casar a mais velha primeiro. Trabalhe mais sete anos para mim e te darei Raquel por mulher, e assim foi Jacó trabalhou mais sete anos e casou se com Raquel. (Vocês viram agora foi a vez de Jacó ser enganado), porisso tem o ditado quem pranta vento colhe tempestade, um dia enganou outro dia foi enganado, mas tudo isso criança é um propósito de Deus, pois cada coisa que acontece ninguém surpreede a Deus pois El sabe de tudo! E Jacó amava Raquel mais que a Léia, e começou a vir os filhos de Jacó por meio de Lia. E foram ao todos doze filhos de Jacó sendo então. Rúben, Simeão, Levi, Judá, Issacar, Zebulom filhos de Lia a qual também teve uma filha chamada Diná, da sua serva Zilpa Gade, Aser, e Raquel estava muito triste pois não tinha filhos, e ela disse a Jacó daí me filhos se não morro! E ficou Jacó irritado com Raquel e lhe disse :_ por acaso sou eu Deus para que te fechou sua madre?E ela disse eis que tome minha serva chamada Bila a qual lhe deu dois filhos que foram Dã, Naftali, mas Deus vendo a tristeza de Raquel por não poder ser mãe eis que Ele abriu a sua madre e ela concebeu e teve dois filhos, José e Benjamim. E foi a vida de Jacó muito próspera. E seu sogro perguntou quanto você vai querer para seu salário eis que trabalhas para mim e não é certo que fique sem salário algum. E ele respondeu dizendo: _ Não quero salário algum pois Deus tem me abençoado aqui o que eu quero é fazer um trato pois tenho muito gado e estão misturado e para que o Senhor não fique pensando que eu roubei do seu gado todo gado que nascer malhado com listras ou salpicado,este será meu.E seu sogro concente com o trato. E eis que Jacó mais uma vez usa sua esperteza e pega galhos de choupo de amendoeira e de plátano decascou- as fazendo parecer se listras brancas e eis que el havia colocado isso na beira da água onde o gado vinha beber, eis que a fêmea que estava para nascer filhotes cruzavam com estes galhos se assustavam e nasciam filhotes listrados, a qual o rebanho de Jacó começou a crescer. E Jacó escolhia ogadoforte para que assustasse porém os fracos ele não queria, e assim foi se multiplicando os pertences de Jacó, a ponto de seu sogro e seu filhos não estar mais amigos de Jacó, foi que o Senhor Deus disse para Jacó retornar a casa de seus pais. E Jacó mandou que chamasse Léia e Raquel par onde ele estava, e quando elas chegaram ele disse eis que seu pai e seus irmãos já não mostra mais ser amigos meus , arrumaremos tudo o que é nosso e voltaremos para minha terra, terra de meus pais, pois o Senhor Deus disse que era para mim voltar e que Ele seria comigo e me abençoaria.
E Jacó amAva seus filhos mais ao qual ele amava mais era José, o qual começou a passsar ciúmes entre seus irmãos a ponto de eles quererem matar José. Mas foi seu irmão
1. Quem foi a primeira esposa de Jacó?
2. Qual das esposas Jacó amava mais?
3. Que problema perturbou Raquel?
4. Quantos filhos teve Lia?
5. Quem era o filho mais velho de Jacó?
6. Quem era seu filho mais jovem?
7. Quem era seu filho preferido?
8. Quem eram os filhos de Raquel?
9. Como Deus favoreceu José?
10. Como os irmãos de José se sentiram em relação a ele?
11. Qual foi a maldade que os irmãos de José planejaram contra ele?
12. O que realmente fizeram a ele?
13. Qual foi o povo que levou José para o Egito?
14. Por quanto os irmãos de José o venderam?
15. Qual irmão quis libertar José e devolve-lo a sua casa?
16. Qual irmão sugeriu vender José?
17. Como os irmãos de José deram conta dele a Jacó?
18. José foi vendido para qual homem no Egito?
19. O que esse homem fazia e para quem?
20. Como isso tudo contribuiu para o bem da casa de Jaco

Nenhum comentário:

Postar um comentário